segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mecanismo de Defesa Borderline - Crítica



"O único poder que possuo é o da minha intensa fragilidade. 
E não há lugar para a insensibilidade no mundo que habito!"


Mecanismo de Defesa Borderline - Crítica

Críticas e acusações contínuas são outros mecanismos de defesa que algumas pessoas com TPB que agem para fora usam como um instrumento de sobrevivência.

A crítica talvez seja baseada num problema real que a pessoa com TPB tem exagerado, ou isso pode ser pura imaginação por parte do borderline. 

Os familiares entrevistados têm sido devastados e castigados por certos acontecimentos tais como carregar uma sacola de mercado do jeito errado e ler um livro que o border exige que eles leiam.

Um cuidador irritado disse que se por um acaso ele não cometer um erro imperdoável no dia, sua esposa provavelmente irá brigar com ele por ser tão perfeito.

Esse mecanismo de defesa talvez esteja realmente relacionado com o abandono.

O processo inconsciente de pensar do borderline talvez trabalhe dessa maneira:

"Se existir apenas uma coisa errada comigo, então tudo está errado comigo. Se tudo está errado comigo, eu realmente sou tão defeituosa como eu pareço. E quando as pessoas descobrirem que eu sou defeituosa, elas vão me abandonar. Então não pode haver nada de errado comigo – isso tem que ser a culpa de outra pessoa!".

Geralmente, o que parece ser raiva, impulsividade e comportamento manipulativo é na realidade uma tentativa mal-orientada de extrair envolvimento e afeição.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells traduzido pela Wally )



Um comentário:

Unknown disse...

Interessante...
Acho que faz todo o sentido do mundo; logo, pode ser verdade! Um ótimo argumento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...