terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sentimento x Fato


Em geral, pessoas emocionalmente saudáveis baseiam seus sentimentos em fatos.

Se seu pai chega em casa bêbado toda noite (fato) você talvez se sinta aborrecido ou preocupado (sentimento). 
Se seu chefe lhe elogia por um grande projeto (fato) você se sentirá orgulhoso e feliz (sentimento). 

As pessoas com TPB, contudo, talvez façam o oposto:

Quando seus sentimentos não se ajustam aos fatos, eles podem inconscientemente revisar os fatos para que se ajustem aos seus sentimentos

Essa pode ser uma razão pela qual a percepção deles dos eventos é tão diferente das suas. 

Vamos dar uma olhada em Minuet (borderline) e seu marido Will. 

Numa sexta-feira à tarde, Will ligou para sua esposa para dizer que ele iria chegar em casa tarde porque iria tomar cerveja com os rapazes depois do trabalho. 
Minuet se sentiu ansiosa, rejeitada e ciumenta. As emoções de Minuet eram confusas e esmagadoras para ela. A fim de compreendê-los, ela concluiu que Will estava fazendo alguma coisa para trazê-los à tona. 
Ela acusou Will de ter um problema com bebidas. Disse que ele era uma pessoa terrível por preferir estar com seus amigos em vez de com ela depois de uma semana de trabalho difícil. 

Ela inconscientemente revisa os fatos para que seus sentimentos façam sentido.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells compartlhado através da gentileza da Wally)


COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE ESTE BLOG!!!

Peço a todos os leitores e visitantes deste blog que tenham interesse em permanecer possuindo acesso aos meus escritos e relatos que deixem no espaço reservado aos comentários o e-mail e o nome ou blog de origem, para que eu possa enviar os convites para acesso no Karmas e Monólogos de uma Borderline. 

E você pode perguntar: Porque? 

Bem, pra encurtar a resposta, eu dou minha cara a tapa aqui, me mostro e me exponho além dos limites, bem como o transtorno exija que eu seja, só que, se aproveitando disto, muita gente, sem culhão suficiente pra perguntar sobre minha vida na minha cara, usa este espaço como um tipo de janela indiscreta que dá vista panorâmica da minha vida, e como já ouvimos falar por aí: "não se dá pérolas aos porcos". 

Fato é que, não tive nenhum problema e nenhuma briga com ninguém, e nem quero ter. Só que, da mesma forma que eu não sei nada da vida destas pessoas, primeiro por não ser bisbilhoteira e ter sempre algo útil por fazer e outra por não me interessar em nada pela vida de pessoas que nada representam pra mim, elas não mais terão espaço pra fuxicar a minha vida.
Eu sei virar a página, eu sei seguir adiante e depois dizem que a maluca sou eu. 

Todos os borders são bem vindos, todos os familiares e interessados no assunto também, mesmo aqueles que não comentam e que eu vejo que vieram parar aqui através das estatísticas do Google, espero os comentários de vocês para que eu envie o convite, aos conhecidos eu mandarei quando for efetivamente restringir  o blog aos interessados no TPB e não na minha vida pessoal.

Um abraço a todos, desculpem o desabafo e bom carnaval!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Begônia,
Gosto bastante do seu blog, passo aqui sempre que possível.
Ainda não sei o que tenho, apesar das suspeitas de Transtorno Borderline.
Fico cada vez mais assustada com esse turbilhão de sentimentos, e congelei ao ler este último post, sou 100% assim ¬¬'

Enfim, os endereços:
somaisumaclarice.blogspot.com
cah.lispector@gmail.com

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...