quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Criança em Ruínas

Tenho sentido dores insuportáveis nas articulações e um sono que parece não mais ter fim. Nos momentos em que estou acordada, sou tomada por uma avalanche de pensamentos. Por estes motivos, tenho andado ausente aqui do blog. A sensação predominante é de dor e desânimo. Mas como nem tudo são trevas, meu desejado e esperado livro cruzou o oceano e chegou às minhas mãos (finalmente). De Portugal para a minha estante de livros.

:: A temática relacionada com a perda e o desmoronar da felicidade perfeita da infância, semelhante à expulsão do paraíso dourado, um reduto que parece estar apenas reservado aos mais jovens, é a temática desenvolvida pelo autor em A Criança em Ruínas.
A inspiração, vinda do Livro do Gênesis, serve de pretexto para explorar a eterna questão da busca da felicidade, que nunca será total, uma vez que as circunstâncias temporais dos momentos perfeitos nunca se repetem. Esta é a linha que norteia o discurso da obra de José Luís Peixoto e do homem que se oculta por debaixo dos escombros, num título tão intrigante como A Criança em Ruínas.

“…amor e morte: fingir que está tudo bem: ter de sorrir: um
oceano que nos queima, um incêndio que nos afoga”.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...